Sobre a Biblioteca

    Este Site foi criado com o objetivo de divulgar os serviços ofertados e trabalhos desenvolvidos, promovendo a interação entre o usuário e a Biblioteca.

   A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont foi instituída pela Lei Municipal Nº 118/73; rege-se pela Lei Municipal e pelo Regulamento Interno aprovado pelo Decreto 4498 de 26/09/2012.

   Tem como finalidade, oferecer o acesso à informação e ao conhecimento, valorizando e incentivando o hábito da leitura.

    A Biblioteca está aberta a alunos, acadêmicos, professores, pesquisadores, bem como, a todas as pessoas que gostam de ler ou que necessitam de algum dos serviços oferecidos, sendo eles:

  1. Empréstimo de livros, DVDs, revistas, CD-ROMs, gibis ;
  2.  Xérox e impressão;
  3.  Levantamento Bibliográfico;
  4.  Atendimento à pesquisa;
  5.  Computadores com acesso à Internet;
  6.  Serviço online.

ENDEREÇO

Avenida Brasil, esquina com Nereu Ramos, 822 – Piso Superior – Centro – São Lourenço do Oeste – SC – Fone/Whatsapp: 49-33441616

e-mail: biblioteca@saolourenco.sc.gov.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Segunda a sexta-feira: 07h às 19h, sem interrupção.

 HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

     Na década de 1970 a população Lourenciana necessitava usufruir de um local onde pudesse ampliar seus conhecimentos históricos e culturais. Sendo assim, em 01 de novembro de 1973, foi instituída a Lei Municipal Nº 118/73, de autoria do Vereador Lídio Sutilli, a qual criou a Biblioteca Pública Municipal de São Lourenço do Oeste, sob a gestão do Prefeito Sabino Santin, com Ermindo Lazzarotto ocupando o cargo de Coordenador Municipal de Educação.

    O nome “Santos Dumont” foi em dado em homenagem ao centenário do estudioso e inventor comemorado em 1973. A designacão partiu da Biblioteca Nacional, naquela época vinculada ao ministério da Cultura e Educação determinou que deveria-se escolher algum orgão público para intitular-se Santos Dumont. A indicaçao para nomear a Biblioteca surgiu do Senhor Ermindo Lazzarotto, ocupante do cargo de Coordenador Municipal de Educação.

   A criação da Biblioteca supriu uma necessidade das escolas e da comunidade do município para que houvesse um espaço físico para pesquisas e estudos. O primeiro local que a Biblioteca Pública ocupou foi na Escola Básica Soror Angélica, localizada na Rua Rio de Janeiro. Anteriormente a Biblioteca chamava-se Castro Alves, em 1973 com a lei de criaçao passou  denominar-se  Santos Dumont. Para tanto, a então gestão municipal optou por construir uma nova ala para abrigá-la. Neste local, atualmente, funciona a sala dos professores. Verificou-se, assim, que a Biblioteca atingirá seus objetivos.

   A primeira funcionária intitulada bibliotecária que se tem registro foi Lidia Nólio – Bibliotecária de 04/03/1976 a 31/12/1978. No início, a Biblioteca possuía um pequeno acervo, composto por alguns livros literários e duas enciclopédias, Barsa e Delta Universal, que atendiam as necessidades pedagógicas dos alunos. As pesquisas eram realizadas a partir das cópias – em copiadoras xérox – feitas a partir dos livros e apostilas. Em 1979 ocorreu um sinistro (incêndio) no prédio da Escola Sóror Angélica, fato que, por conta das obras de reconstrução, fez com que o espaço então destinado à Biblioteca, fosse destinado às demais atividades da escola. Tais obras tiveram um tempo de duração de aproximadamente dois anos.

   Após esse infortúnio, em 1980 a Biblioteca foi traslada para uma salas do prédio da antiga Prefeitura Municipal, à época, situada na Rua João Beux Sobrinho .Logo se concluiu que naquele local haveria dificuldades para que o público pudesse frequentá-la, sendo uma delas o horário de funcionamento.

   Tomou-se, então, a decisão de removê-la para o Centro Comunitário, ao lado do ginásio de esportes, na Rua Coronel Bertaso. Neste mesmo local funcionava a coordenação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos), a Secretaria de Assistência Social e a distribuição da merenda escolar. Além disso, o espaço da Biblioteca era utilizado para ministrar formações para professores, além de aulas de datilografia, tricô, crochê e outros cursos ofertados para a comunidade.

   Com a construção do novo prédio da Prefeitura, em 1982, o qual dispunha de amplo espaço, decidiu-se, novamente, compartilhá-lo com o acervo da Biblioteca.

    Por vários anos, a Biblioteca funcionou no primeiro piso do prédio da prefeitura, mas a partir de 1997, com a implantação da extensão da UNOESC de Chapecó, atual UNOCHAPECÓ, que necessitava de um espaço físico para estudos dos graduandos e antendesse à noite, a Biblioteca passou a utilizar as salas do antigo e já extinto prédio da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti, localizada na Rua Coronel Bertaso com Duque de Caxias. A partir disso, a Biblioteca Muncipal passou a atuar juntamente à Biblioteca da Unochapecó, os acervos foram unidos e funcionava da seguinte forma, durante o dia era responsabilidade muncipal e à noite da Universidade. Mais tarde a Unochapecó mudou-se para a E.B.M. São Lourenço e os acervos foram definitivamente separados.

    Em setembro de 2008 mudou-se para o atual endereço, localizado na Avenida Brasil, esquina com Nereu Ramos, piso superior, Centro.

    A Biblioteca Pública é destinada à pesquisa, orientação e difusão cultural para a população em geral do Município. O atual acervo literário da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, conta com aproximadamente 16.000 itens catalogados. Nosso acervo é diversificado, como obras literárias, CDS, DVDS e periódicos, além disso, ainda disponibiliza para seus usuários ambientes de pesquisa, computadores com acesso à internet e prestação de serviços como cópias e impressões.

    Ao longo de todos esses anos a Biblioteca vem constantemente atualizando seu acervo, equipando e modernizando suas atividades, ampliando e adequando os espaços físicos em contínua busca pela qualidade dos serviços ofertados para a comunidade, sempre disseminando informação e conhecimento.

   Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores de São Lourenço aprovou uma nova denominação para a Biblioteca, que se passou a se chamar, a partir de janeiro de 2024, Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto. A nova nomenclatura foi aprovada pelos vereadores por meio de projeto de Lei 76/2023.

   Ermindo Lazzarotto nasceu dia 28 de maio de 1946 na Cidade de Caxias do Sul (RS), e veio residir em São Lourenço do Oeste em 12 de março de 1957. No ano de 1971 iniciou estudos na Faculdade de Letras em Palmas (PR), e começou sua carreira no magistério como professor na Escola Estadual Raul Pompéia, no município de Campo Erê (SC).

     Ermindo Lazzarotto exerceu diferentes funções na área da educação, tais como professor, administrador escolar, secretário de Educação, coordenador de Educação e gerente regional de Educação. Além disso, ele foi vereador durante o mandato 1983/1988.

    Sua atuação expressiva foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da educação no município, resultando em conquistas significativas e avanços importantes tanto para os alunos quanto para os educadores e demais profissionais do setor. A mudança de nome da biblioteca é uma forma de reconhecimento e perpetuação do legado de Ermindo Lazzarotto no campo educacional.

Ermindo Lazzarotto

Lídio Sutilli

Sabino Santin

2 pensamentos em “Sobre a Biblioteca

  1. Boa noite.

    Moro em Formosa do Sul e gostaria de saber se posso fazer cadastro na biblioteca e retirar livros, se sim, como funciona para fazer o cadastro?
    Obrigado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>