A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont vem desenvolvendo desde o mês de agosto/2010, o Projeto “Ler é progredir, é aprender”, que propõe não só a divulgação e aproximação da Biblioteca aos lourencianos, mas também, fazer uma ponte entre a importância da leitura e os valores humanos.
Segundo a Profª Maria Lurdes Schneider, responsável pela aplicação, “o projeto está sendo bem aceito pelas escolas, os alunos são participativos, atenciosos, interagem com os colegas e professores, dialogando e comentando, fazendo uma análise do vídeo que assistiram com a vida real”.
Através deste trabalho que está sendo desenvolvido, é perceptível que algumas situações demonstradas nos vídeos, são vividas pelas crianças, adolescentes e adultos que estão participando do projeto. Através da interação e troca de experiência, os próprios participantes concluem as mudanças necessárias nas próprias atitudes, conscientizando-se da necessidade do diálogo, ponderação e compreensão mútua, em diversas situações que vivem no dia a dia.
A palestra de Luiz Marins, intitulada “Entusiasmo“, DVD utilizado com os adultos que participam do projeto, trata sobre o poder do entusiasmo no cotidiano, abrangendo situações que acontecem em casa, no trabalho e em diversos momentos do dia a dia, valorização do ser humano, reformulação de pontos negativos em positivos, instigando os participantes a criarem hábitos mais alegres e positivos.
Até o final do mês de setembro já participaram do Projeto 1.097 alunos, num total de 53 turmas, correspondentes ao Telecentro, CEJA, ONG entre amigos e crianças, CAPS, CNEC, E.B.M. São Lourenço, E.B.M. Santa Maria Goretti, CEIM Mundo Colorido e ESFA. O término da aplicação do Projeto está prevista para o mês de dezembro de 2010.