Informatização da Biblioteca

Após uma semana de treinamento e testes, neste dia 26 de novembro de 2012 a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont reabriu com seu atendimento e acervo informatizados. A partir de agora o usuário terá maior autonomia para realizar pesquisa, reservar ou mesmo renovar a obra emprestada, além de um atendimento mais ágil por meio da leitura do código de barras da carteira do usuário e das obras emprestadas.
A informatização da Biblioteca é uma conquista que iniciou em 2009 e passou por diversos processos: desde a escolha do software; a confecção de carteiras de usuários com códigos de barra; a inserção de códigos de barra em todo o acervo, que além de livros, incluí DVDs, audiolivros, revistas e gibis até, finalmente, informatização de todo o atendimento.
Através do investimento e da dedicação que a informatização requer, a Biblioteca disponibiliza a informatização total do atendimento ao usuário. Com certeza é um grande passo em prol da educação e cultura municipal.

Dados da Biblioteca:

      A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, está situada na Avenida Brasil, piso superior da Cooperativa Alfa, Centro.
      Ela existe há 39 anos e tem como finalidade, oferecer o acesso à informação e ao conhecimento, valorizando e incentivando o hábito da leitura.
     A Biblioteca está aberta a alunos, acadêmicos, professores, pesquisadores, bem como, a todas as pessoas que gostam de ler ou que necessitam de algum dos serviços oferecidos, ou seja:
1) Empréstimo de livros, DVDs, revistas, gibis, audiolivros;
2) Xérox e impressão;
3) Levantamento Bibliográfico;
4) Atendimento à pesquisa;
5) Computadores com acesso à Internet;
6) Serviço online.
   - Atualmente, a Biblioteca dispõe de um acervo com aproximadamente 9.000 mil itens e 1.800 usuários cadastrados.
  – Cerca de 80 pessoas acessam o espaço da Biblioteca diariamente.
  – A cada mês são efetuados, aproximadamente, 30 novos cadastros de usuários.
  – 1.100 é a média de livros, DVDs, revistas, gibis, audiolivros emprestados mensalmente.
  – Neste ano de 2012, foram e estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:
1)    Projeto “Férias na Biblioteca”;
2)    Projeto “Leitura: Uma Boa Dose para a Saúde”;
3)    Projeto “Ler é Aprender e Progredir, parte III – Meio Ambiente”.
 - A Biblioteca separa e disponibiliza para os vestibulandos as obras literárias solicitadas nas principais universidades.
 - A Biblioteca utiliza-se de sacolas e marcadores de páginas como forma de proteger e conservar seu acervo.
 - Já está disponível para consulta online 100% do acervo da biblioteca.
 - Anexo à biblioteca, funciona o Telecentro com aulas gratuitas de informática básica, avançada, digitação e Excel em horários semanais diurnos e noturnos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>