Empresas parceiras da Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont fundou algumas parecerias que tem dado certo.

Uma delas é com a Fundação Educar DPaschoal, a qual distribui gratuitamente livros infantis desde 1999 e quer que os mesmos sejam utilizados para incentivar a leitura e transmitir valores aos cidadãos. Normalmente, os livros são doados para escolas públicas, organizações sociais e bibliotecas.
Para recebê-los é necessário preencher um formulário e após a análise e aprovação do pedido, os livros são enviados a uma loja DPaschoal ou central de distribuição mais próxima. Os pedidos são feitos de três em três meses. Neste ano a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont recebeu, aproximadamente, 230 livros, sendo que os que vieram repetidos foram enviados para as escolas municipais.

Outra parceria importante é com a Fundação Dorina Nowill que, há mais de seis décadas, se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Ao longo dos anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos, produziu mais de seis mil títulos e dois milhões de volumes impressos em braille. A instituição produziu ainda, mais de 1.600 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis.

Outro parceiro também é o Instituto Benjamin Constant, que é um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. O Instituto possui uma escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas, sendo a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont uma das beneficiadas com livros e revistas impressas em Braille.

A Biblioteca conta hoje com, aproximadamente, 200 audiolivros em seu acervo, recebidos da Fundação Dorina Nowill e do Instituto Benjamin Constant.

A esses parceiros, a Biblioteca e seus usuários agradecem imensamente pela colaboração com a melhoria do nosso acervo neste ano de 2012 e espera contar com novas doações em 2013.

“A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro (…)”
(Augusto Cury)

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>