Leia para uma criança: isso muda o mundo.

Sabemos que todas as criança têm direito ao lazer, educação, cultura, convivência familiar e comunitária. Desta forma, a leitura de um adulto para uma criança contribui para que tudo isso aconteça e por isso tem que fazer parte da rotina de pais, mães, avôs, tios, padrinhos, todo mundo que tem uma criança por perto.

Desde o nascimento, as crianças precisam de pessoas que leiam para elas para se familiarizarem com a linguagem. Os livros trazem muitos estímulos para seu desenvolvimento: os personagens, as emoções da história, as ilustrações, o ritmo do texto, o tom da voz de quem lê. Tudo isso amplia os horizontes da criança, aumentando sua capacidade de compreender o mundo. Além disso, ao ler para os pequenos você também se diverte e ainda fortalece o relacionamento entre vocês.

Ler histórias para uma criança é um gesto simples que, se incorporado ao dia a dia, pode mudar o mundo das crianças e de todos nós e essa mudança pode começar agora mesmo.

Fonte: Fundação Itaú Social (folheto que acompanha a Coleção Itaú de livros infantis 2013).

4 pensamentos em “Leia para uma criança: isso muda o mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>