Lúdico: uma maneira descontraída de aprender



O lúdico tem o intuito de educar, ensinar, intervir e interagir com os outros, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e o conhecimento, quer seja na música, jogos, danças, mímicas ou outras brincadeiras, tornando o aprendizado mais leve e descontraído.


Recebemos no dia 13 de Outubro de 2011 a turma com 15 acadêmicos da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), do Curso de Capacitação “O Educador e seus desafios”, acompanhados do seu Ministrante José Luíz Pandini, objetivando a ludicidade através de espaços diferenciados, como uma forma prazerosa de aprender, bem como, conhecer o funcionamento e recursos que a Biblioteca disponibiliza.


Dramatizar uma música desenvolve a imaginação e estimula a criatividade, é sentir o gosto pela linguagem musical. Trabalhar com música é muito importante, pois inserindo o lúdico no ensino e aprendizagem, faz com que a aprendizagem se torne mais leve, não fique cansativa, maçante e repetitiva, dando lugar a algo inovador, atraindo e prendendo mais a atenção e interesse dos participantes, principalmente do público infantil.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade) 


Maria Lurdes Schneider
Funcionária

2 pensamentos em “Lúdico: uma maneira descontraída de aprender

  1. Gostei muito do trabalho de vocês, achei que abriu vários caminhos a pecorrer como atividades na escola com as minhas crianças.
    Grata,
    Joelma

    • Bom dia Joelma!
      Ficamos felizes por contribuir na sua prática pedagógica. A Biblioteca está sempre aberta e disponibiliza de bons espaços.
      Quando precisar/decidir desenvolver com suas crianças alguma atividade em nossos espaços, agende o horário pelo Tel: 33441616.
      Será um enorme prazer recebê-los.
      Abraços!
      Mariza

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>