Leitura além da sala de aula

            As professoras do 6º ano da EBM Santa Maria Goretti, Jaqueline e Nádia, preocupadas em incentivar o gosto pela leitura, trouxeram seus alunos até a Biblioteca para motivá-los a ler num ambiente diferenciado e proporcionar o encontro das crianças com diversas formas de literatura.
           Seus objetivos eram proporcionar aos alunos uma aula diferente; despertar o desejo de ‘viajar’ pelas páginas dos livros e fazê-los perceber como é bom ler. Além de, conhecer melhor o espaço da biblioteca e valorizar o ato de ler.
É importante a preocupação das professoras, tendo em vista que o hábito de ler nos torna cidadãos mais críticos e criativos.
No entanto, o incentivo à leitura não deveria ser responsabilidade somente da escola, mas de toda sociedade. Cabe aos pais oferecer à criança o primeiro contato com os livros. A família deve ser a propulsora do despertar o gosto pela leitura, haja vista que uma das melhores maneiras de se ensinar é pelo exemplo, ou seja, se os filhos, desde pequenos, veem seus pais lendo, também sentirão vontade de ler.
É tarefa de ambos, família e escola, formar leitores proficientes, críticos e ativos socialmente. 

“La lectura de un buen libro es un diálogo  incesante, en el que el libro habla  y el alma contesta”. (André Maurois)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>