Biblioteca…

A leitura é fundamental para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

A Biblioteca é por excelência o lugar de acesso às coleções, periódicos, jornais, gibis, livros, enfim aos mais variados tipos e alternativas de materiais impressos. Além disso, é um espaço com lápis e papel para que um leitor inspirado tenha a chance de fazer os registros, copiar um poema que o fascinou, um título de romance para recomendar a um colega, ou simplesmente escrever algo interessante.

“SER COMO O RIO QUE FLUI”

Nas histórias de Ser como o rio que flui , o escritor capta valores fundamentais para uma existência mais harmônica e feliz. As suas opiniões e ideias constitui um belíssimo reflexo da vasta criação do autor. Relatos sobre vida e morte, destino e escolha, amores perdidos e reencontrados, fazem deste livro uma das principais obras literárias registradas por Paulo Coelho.

Venham já para a Biblioteca P. M. Santos Dumont e confiram esta obra!

A Leitura Infantil

Uma pessoa adulta será um bom leitor se aprender a gostar da leitura e a se interessar por sua dinâmica. Por isso, é fundamental que a leitura seja difundida também e de modo especial entre as crianças. A leitura infantil é importante para o desenvolvimento da criança contribuindo para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade

Percebe-se uma grande necessidade de despertar o prazer de ler em todas as pessoas de modo que a leitura se faça presente diariamente na vida de adultos, jovens e crianças, inclusive bebês. Segundo Silva (1992, p. 57), “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinho poderá ser uma excelente conquista para toda a vida“.

Os primeiros livros direcionados ao público infantil, surgiram no século VIII. Autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando principalmente os contos de fada. Desde então, a literatura infantil foi ocupando seu espaço apresentando sua magnitude. Com isso muitos autores foram surgindo, tais como Clarice Lispector, Erico Verissimo e Monteiro Lobato, imortalizando-se por suas grandiosas obras.

 Um fator importante para despertar nas crianças o gosto pela leitura é despertar-lhes a “curiosidade”. Segundo Abramovich (1997), para a criança a riqueza e o prazer da leitura sem dúvida é um grande presente. Desde os primeiros anos de vida da criança é importante contribuir para a imaginação e o desenvolvimento do pensamento lógico da mesma. Segundo Vigotsky (1992, p. 128), “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista”.

Conclui-se em primeiro lugar que a leitura enquanto cultura criadora e questionadora não está sendo explorada como se deve. Em segundo lugar, que a leitura deve ser incentivada e difundida não somente como forma de aquisição de conhecimento, mas também e principalmente como meio de promoção do desenvolvimento social, emocional e cognitivo das pessoas, independente da faixa etária. Nesse sentido, a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, pretende através deste texto contribuir no fortalecimento do interesse pela leitura, proporcionando ao público usuário maior acesso ao mundo dos livros.

 Referência: www.prolivro.org.br

 

Projeto “Ler é Aprender, é Progredir”

Neste mês de outubro o Projeto “Ler é Aprender, é Progredir” contou com a participação dos alunos do Centro Educacional Municipal de Novo Horizonte (CENHO). O projeto enfatizou questões sobre o meio ambiente e a classificação do lixo, dando-lhes o destino final correto e contribuindo também para o conhecimento do espaço da Biblioteca, bem como o incentivo para a leitura.

Agradecemos a presença dos alunos da escola, juntamente com os professores regentes e esperamos que a palestra tenha obtido êxito e que possa ter contribuído para conscientizar os participantes do cuidado com o nosso planeta e a importância da leitura no nosso cotidiano.