Empresas parceiras da Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont fundou algumas parecerias que tem dado certo.

Uma delas é com a Fundação Educar DPaschoal, a qual distribui gratuitamente livros infantis desde 1999 e quer que os mesmos sejam utilizados para incentivar a leitura e transmitir valores aos cidadãos. Normalmente, os livros são doados para escolas públicas, organizações sociais e bibliotecas.
Para recebê-los é necessário preencher um formulário e após a análise e aprovação do pedido, os livros são enviados a uma loja DPaschoal ou central de distribuição mais próxima. Os pedidos são feitos de três em três meses. Neste ano a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont recebeu, aproximadamente, 230 livros, sendo que os que vieram repetidos foram enviados para as escolas municipais.

Outra parceria importante é com a Fundação Dorina Nowill que, há mais de seis décadas, se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Ao longo dos anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos, produziu mais de seis mil títulos e dois milhões de volumes impressos em braille. A instituição produziu ainda, mais de 1.600 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis.

Outro parceiro também é o Instituto Benjamin Constant, que é um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. O Instituto possui uma escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas, sendo a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont uma das beneficiadas com livros e revistas impressas em Braille.

A Biblioteca conta hoje com, aproximadamente, 200 audiolivros em seu acervo, recebidos da Fundação Dorina Nowill e do Instituto Benjamin Constant.

A esses parceiros, a Biblioteca e seus usuários agradecem imensamente pela colaboração com a melhoria do nosso acervo neste ano de 2012 e espera contar com novas doações em 2013.

“A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro (…)”
(Augusto Cury)

 

Pilhas Usadas

A Biblioteca comunica que está recolhendo pilhas usadas e dando o destino correto.
As pilhas jogadas nas lixeiras comuns prejudicam muito a saúde e o meio ambiente, pois liberam substâncias que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Por isso, após o seu esgotamento energético, elas devem ser entregues aos estabelecimentos que realizam a coleta.
Seja consciente! Pense na sua saúde e no meio ambiente!

Projeto Ler é Aprender, é Progredir

Durante os meses de setembro, outubro e novembro a Biblioteca realizou o projeto Ler é Aprender, é Progredir Parte III que trata do Meio Ambiente. Esse mesmo projeto abordou, em outras etapas, a importância da leitura/cuidados com os livros e a construção e internalização dos valores humanos.

Neste ano a ênfase foi na questão da preservação do meio ambiente e na necessidade de seleção e reciclagem do lixo. Uma das primeiras e mais simples atitudes que podemos ter e que fará muita diferença para o meio ambiente.

Tendo em vista que, a leitura tem o poder de transformar a sociedade e é por meio dela também que nos tornamos pessoas melhor instruídas e informadas, ao lermos algo relacionado ao meio ambiente e colocarmos essa aprendizagem em prática na nossa vida, estamos contribuindo, sobremaneira, para uma sociedade e um mundo melhor, o que incluí cuidar do espaço em que vivemos.

Portanto, as palestras frisaram as pequenas atitudes diárias que contribuem para um mundo mais sustentável, como: escovar os dentes com a torneira fechada, ser breve no banho, reutilizar a água da lavagem das roupas, separar o lixo seco do lixo orgânico, reaproveitar o verso das folhas impressas, utilizar em suas impressões papel reciclado, colocar o lixo sempre em lixeiras apropriadas, entregar pilhas e baterias usadas em locais de coleta, repensar e reduzir seu consumo, recusar produtos que prejudicam o meio ambiente, reutilizar e reciclar para, assim evitar a extração de mais matéria-prima.

No ano que vem, haverá a continuação dos agendamentos e das palestras para as turmas que não conseguiram vir neste ano.

 Vamos lá! Faça a sua parte! Assuma a sua responsabilidade com o meio ambiente! Entre nesta luta: reduza, reutilize e recicle o seu lixo! Comprometa-se com o mundo e com a vida que ainda há nele!