Livros Novos

1. Casa Grande & Senzala

2. Uma Nota Errada

3. O Guia dos Curiosos

4. Cronistas do Descobrimento

5. Dexter – Design de um Assassino

6. Dois ou o Inglês Maquinista

7. Educar, uma Lição de Amor

8. Feliz Ano Velho

9. Inclusão na Prática

10. Para Gostar de Ler 39: Poesia Marginal

11. Poemas Escolhidos de Gregório de Matos

12. Pepetela: O Planalto e a Estepe



Desenvolvendo o interesse pela leitura


Com o intuito de “despertar no aluno o interesse e o gosto pela leitura e a escrita”, palavras da professora Mariléia, é que no dia 25 de abril a biblioteca recebeu a visita da turma do 1º ano da EBM São Francisco.
Ao que parece, a professora atingiu seu objetivo, tendo em vista que muitas crianças retornaram à biblioteca com seus pais para fazer a carteirinha e poder usufruir do serviço de empréstimo de livros.
A prática da leitura traz inúmeros benefícios que contribuem para para o desenvolvimento intelectual, o crescimento, integração e agilidade da nossa inteligência. É necessário que essa prática seja incentivada desde os primeiros anos escolares e inserida aos poucos ao cotidiano dos alunos.
Os alunos que visitam a Biblioteca têm a oportunidade de manusear os livros, conhecer os diferentes gêneros textuais, entrar em contato com maravilhosas fantasias e aventuras que o mundo da leitura proporciona.
É importante lembrar que para fazer a carteirinha, a qual possibilita a retirada de livros, é necessário que a criança tenha 8 anos completos e que esteja de posse dos seguintes documentos:
 - 1 foto 3 x 4 atual;
- Comprovante de residência atual (talão de água, luz ou telefone fixo do mês);
- Identidade ou CPF (Crianças que não possuem identidade ou CPF poderão trazer a Certidão de Nascimento).
“O hábito da leitura ajuda a criança a desenvolver habilidades como a criatividade, a análise, o senso de crítica e o poder de argumentação”. (Suzy Vieira Março de Souza)


Leitura além da sala de aula

            As professoras do 6º ano da EBM Santa Maria Goretti, Jaqueline e Nádia, preocupadas em incentivar o gosto pela leitura, trouxeram seus alunos até a Biblioteca para motivá-los a ler num ambiente diferenciado e proporcionar o encontro das crianças com diversas formas de literatura.
           Seus objetivos eram proporcionar aos alunos uma aula diferente; despertar o desejo de ‘viajar’ pelas páginas dos livros e fazê-los perceber como é bom ler. Além de, conhecer melhor o espaço da biblioteca e valorizar o ato de ler.
É importante a preocupação das professoras, tendo em vista que o hábito de ler nos torna cidadãos mais críticos e criativos.
No entanto, o incentivo à leitura não deveria ser responsabilidade somente da escola, mas de toda sociedade. Cabe aos pais oferecer à criança o primeiro contato com os livros. A família deve ser a propulsora do despertar o gosto pela leitura, haja vista que uma das melhores maneiras de se ensinar é pelo exemplo, ou seja, se os filhos, desde pequenos, veem seus pais lendo, também sentirão vontade de ler.
É tarefa de ambos, família e escola, formar leitores proficientes, críticos e ativos socialmente. 

“La lectura de un buen libro es un diálogo  incesante, en el que el libro habla  y el alma contesta”. (André Maurois)

Biblioteca adota marcadores de páginas


A Biblioteca Pública Municipal passou a disponibilizar juntos aos livros emprestados, marcadores de páginas como um meio de evitar possíveis danos aos materiais de leitura, tais como: a dobra das abas que causam as chamadas “orelhas” e o uso de objetos como: clips, lápis, caneta e outros para marcar a página do livro.
Os marcadores são muito úteis no momento da leitura, pois permitem ao leitor se localizar entre as páginas, sem para isso, danificar o material, que pode ser livros, relatórios, catálogos, revistas, pastas.
A decisão pelo marca páginas foi definida devido a sua utilidade, ou seja, prolongar a vida útil do livro, preservando a informação e, sobretudo, a estrutura física das obras, além de possibilitar a divulgação de informações relevantes aos usuários, entre as quais estão os horários de atendimento, os documentos necessários para fazer a carteirinha, o endereço, o telefone e o blog da Biblioteca.
“Portátil, durável e barato, o L.I.V.R.O. é apontado como o instrumento de entretenimento e cultura do futuro”. (Millôr Fernandes)


Alunos do Fluxo Escolar da E.B.M Santa Catarina visitam a Biblioteca

            Os alunos do Fluxo Escolar, juntamente com a professora Helena Marcon da E.B.M Santa Catarina – Extensão Sóror Angélica, visitaram a biblioteca no dia 18 de abril com o objetivo de, segundo a professora, “conhecer a biblioteca, ouvir e assistir uma explanação sobre ética, violência, relacionamento e convivência saudável”.
            Primeiramente, os alunos assistiram a um DVD sobre violência doméstica e abuso de autoridade. Após, foram feitos questionamentos e reflexões sobre o tema. Também foi assistido a um DVD sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas idosas e o desrespeito com que são tratadas tanto em casa, quanto na rua e no ambiente de trabalho. Os alunos opinaram e citaram situações em que frequentemente observam desrespeito aos idosos.
            A questão da violência é muito preocupante no mundo atual porque suas consequências são sempre devastadoras tanto no ambiente familiar, bem como, no escolar e social. Uma das formas de violência mais praticada nas escolas é o Bullying. Pensando nisso e levando em consideração que violência gera violência, é que professores e escolas buscam formas de conscientizar seus alunos a não revidar, a não aceitar e a denunciar toda e qualquer forma de violência presenciada.
            Outra questão importante é a ética. Desenvolver valores éticos, como a honestidade, o respeito, a solidariedade contribui com a não-violência.
            “Instrui a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Salomão)


Diferentes fontes de pesquisa


Ter acesso ao conhecimento por meio de diversas fontes de pesquisa e do uso da informação vem modificando o ensino nos dias de hoje.
O incentivo a essa prática (da pesquisa) ao aluno, possibilita o contato com diferentes leituras. Para isso, é importante fornecer orientações para que o mesmo possa encontrar as informações de que necessita.
Com esse intuito, a Biblioteca Pública recebe agendamentos de escolas para visitação e incentivo à pesquisa. Como ocorreu no dia 14 de março de 2012, em que a Turma do 6º ano, acompanhada pela professora Neldi da disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Básica Municipal Santa Catarina – Extensão Sóror Angélica, compareceu até a biblioteca com o objetivo de, segundo a professora, “ter acesso ao conhecimento através de várias fontes de pesquisa”.
Portanto, incentivar à pesquisa orientada é uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)