Integração e incentivo à leitura



Interagir com crianças é algo que nos faz crescer interiormente, objetivando integrar os participantes, estimulando o relacionamento, a autoestima, aprendizado e coleguismo. A integração entre as crianças visa promover a formação de cidadãos éticos e conscientes.


Recebemos no dia 05 de outubro de 2011, a unidade escolar ESFA (Escola São Francisco de Assis), com turmas da Educação Infantil, acompanhadas da Diretora e Professoras, objetivando a integração e incentivo à leitura.


A leitura certamente é uma das atividades mais interessantes que as pessoas podem obter em suas vidas. Através dela é que as pessoas podem interagir e compreender muitas coisas ligadas ao mundo da informação e do conhecimento, pois quando ela é incentivada na Educação Infantil,  renderá bons frutos nas séries futuras e também na vida.




As crianças gostam de contar em casa o que acontece na escola e, muitas vezes, pedem aos pais para contar uma história, assim, poderá partir dos pais o incentivo de apresentar livros educativos, ilustrativos e com a idade propriamente adequada.


“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)
Maria Lurdes Schneider

 





Era do Conhecimento




A virada do milênio está se revelando um período de intensas mudanças, cada vez mais velozes em grande parte dos países.
Assim, faz-se necessário e é de suma importância a busca de conhecimento, porém não depende apenas só do acesso, mas da persistência e determinação.
Recebemos no dia 03 de outubro de 2011 a turma do CEJA (Centro de Educação de Jovens e adultos) – Ensino Fundamental, com 14 alunos, juntamente com a Professora Ivone para usufruir do espaço da Biblioteca e conhecer novas fontes de pesquisa.
“Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros”.
(Benjamin Franklin)


Maria Lurdes Schneider



Biblioteca disponibiliza acervo online

Mariza Helena Rambo Pandini
Funcionária

Atualmente a Biblioteca possui 50% do acervo inserido no sistema Biblioshop, que já está disponível para pesquisa no blog: www.bibliotecamunicipalsantosdumont.blogspot.com .

A busca do livro desejado pode ser feita utilizando o autor, título, assunto e coleção, disponibilizando a localização do livro na estante, bem como, o resumo, capa e quando possível o livro digital para que o usuário possa efetuar o download em casa, no seu computador.

No momento, a equipe da Biblioteca está trabalhando com a inserção do acervo no sistema e posteriormente será implantada a informatização do atendimento ao usuário.

Como acessar o acervo já informatizado e verificar se a biblioteca possui o material que você deseja:


2º passo: acesse o acervo on line que está na coluna à esquerda do Blog, com o título BIBLIOTECA ON LINE.

3º passo: abrirá uma janela que possibilitará ao usuário uma busca por assunto, autor ou título. Veja abaixo:

4º passo: conforme a sua opção e as informações que você digitar, abrirá uma lista do material que a biblioteca já possui no sistema, com dados específicos de cada obra. Veja abaixo:


5º passo: ir até a Biblioteca com o nº de chamada, título e autor da obra que deseja e emprestá-la na sua carteira de leitor.