Ambientes diferenciados

A leitura e a contação de histórias não devem somente acontecer em sala de aula. Os ambientes diferentes, fora da escola, também se tornam lugares agradáveis para este tipo de atividade.

Recebemos no dia 12 de Dezembro de 2011, as turmas do 1º ano, com 43 alunos do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Santa Catarina, acompanhados pelas professoras Neldi e Arlete, com o objetivo de “Buscar novos conhecimentos através do contar histórias, e leitura fora da sala de aula.”

A leitura fora da sala de aula é eficaz para incentivar e despertar o gosto pela mesma, pois quanto mais se lê, mais se aprende e consequentemente se desenvolve o hábito da leitura.

Através do contar histórias, é que as crianças podem conhecer coisas novas, para que efetivamente seja iniciada a construção da linguagem, da oralidade, ideias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.

Maria Lurdes Schneider

Conhecimento, informação e atualização através da leitura

Cada vez mais se torna necessário a atualização de conhecimento, exigido nos dias de hoje para a atuação no mercado de trabalho nas mais diversas áreas. Cabe à escola e ao professor a tarefa de motivar os alunos à leitura dos mais diversos gêneros textuais, possibilitando a informação aos mesmos, como sendo sujeitos capazes de transformar seus horizontes de conhecimento de mundo através da leitura.


Foram acolhidas as turmas do 6º ano da Escola Básica Municipal Santa MariaGoretti, juntamente com a professoraNeldi da disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de “Incentivar os alunos a buscar conhecimento, informações através da leitura de gêneros textuais estudados durante o ano letivo e através deles nos mantermos informados e atualizados. Com a leitura nós armazenamos conhecimento, aprendemos a escrever e falar corretamente. Quem tem o hábito da leitura, as vezes, não precisa frequentar a vida inteira a escola.”


Ler é fundamental, uma boa escrita também está associada a uma boa leitura. Com a leitura aprimoramos nosso vocabulário e aprendemos a utilizar as palavras de forma correta. Não se aprende somente na escola, se aprende também lendo bons livros.

“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.” (Padre Antônio Vieira)

 




Incentivo ao hábito da leitura



A importância da leitura e incentivar sua prática devem ser uma das lutas de prioridade constante na sociedade. Incentivar o hábito da leitura, não é tarefa fácil, e essa responsabilidade não pode ficar restrita somente à escola, devendo também os pais participar, estimulando seus filhos desde cedo a tornarem-se leitores assíduos, atuantes e conscientes do seu papel na sociedade.
Recebemos no dia 22 de novembro de 2011, as turmas do 8º ano da Escola de Educação Básica São Bernardino, do Município de São Bernardino, acompanhados pela professora Cladis Krindges da disciplina de Língua Portuguesa, objetivando “Conhecer a Biblioteca e incentivar o hábito da leitura”.


Através da leitura adquirimos novos conhecimentos, exercitando nossa inteligência, levando-nos ao mundo da imaginação, tendo maior capacidade de associar ideias, tornando-nos mais preparados para as diversas situações da vida.

“A leitura é uma porta aberta para novas descobertas.”(Autor desconhecido)
Maria Lurdes Schneider
Funcionária

Incentivo à leitura e recomendação no trânsito


O incentivo à leitura fora do ambiente rotineiro poderá proporcionar o hábito de ler por prazer e não por obrigação, contribuindo com um maior desempenho na expressão oral e escrita.

As atividades que estimulam o hábito da leitura dos mais diferentes tipos de informação com: livros, jornais, revistas, dicionários, gibis entre outros, influenciam o aprendizado nos mais diversos momentos da vida. Como futuros cidadãos, através da leitura, estarão adquirindo conhecimentos sobre os seus direitos e deveres como cidadãos conscientes e atuantes, contribuindo para uma sociedade melhor.

”A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” (Joseph  Addison)



Recebemos nos dias 09 e 10 de novembro de 2011 as turmas da ONG Entre amigos e crianças, com 20 alunos acompanhados das acadêmicas da Unochapecó Estagiárias Cláudia, Grasieli e Ivana, com o objetivo de incentivar a leitura como desenvolvimento intelectual fora do ambiente rotineiro, bem como enfatizar direitos e deveres e também recomendações no trânsito.

“Trânsito seguro é a gente que faz.”(Clarice,2008)

Crianças necessitam de orientações de trânsito, para que sejam cidadãos responsáveis, respeitem as leis, contribuindo com a boa conduta no trânsito.

”Seja cauteloso no trânsito, pois além de sua vida existem mais vidas em jogo.”(Autor anônimo).
Maria Lurdes Schneider
Funcionária