Visita ao Literatório da Unochapecó

A funcionária da Biblioteca, Daniela, participou, no dia 29 de maio de 2012, juntamente com os alunos do Pré, as professoras Beatriz e Yhana e também a Assistente Técnico Pedagógica Nilza da EBM Santa Maria Goretti de uma visita ao Literatório da Unochapecó em Chapecó.
O Projeto Literatório é coordenado pela professora Rosa Cominetti e consiste na contação de histórias e no desenvolvimento de atividades com as várias faces da leitura.
O projeto é aplicado pelas acadêmicas do curso de Letras da Unochapecó, as quais se caracterizam e narram histórias, contos, fábulas e declamam poemas para as crianças que ficam encantadas diante das personagens interpretadas. O local é decorado com baús, navios, piratas, pergaminhos, florestas, castelos, livros gigantes e outros elementos que lembram as histórias encantadas para que os pequenos sintam-se dentro dos contos e viajem através da imaginação.
 A temática do projeto para 2012 são os animais dos contos de fadas, ou seja, faz-se uma abordagem sobre o papel dos animais nas histórias e conscientiza-se as crianças para o cuidado e carinho que precisam ter com os bichinhos.
O objetivo da visita foi trazer novas ideias para aplicá-las ao espaço da Biblioteca, a qual já possui uma sala infantil ornamentada para receber os pequenos leitores.

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. (Rubem Alves)
   

      

Comunicado

A Biblioteca Municipal Santos Dumont comunica aos seus usuários que assina as seguintes revistas e as disponibiliza para empréstimo somente aos finais de semana, ou seja, o usuário poderá retirar dois exemplares às sextas-feiras ou aos sábados e devolvê-los na segunda ou terça-feira respectivamente.

 

  

Biblioteca recebe doação da Unisul

A Biblioteca Municipal Santos Dumont recebeu, em doação no dia 23 de maio, quatro livros da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.
A Unisul é uma parceira da Biblioteca, tendo em vista não ser a primeira vez que esta colabora doando material para o acervo bibliográfico.
As obras recebidas são livros em que Osvaldo Della Giustina – professor, escritor, filósofo, músico, pintor, ex-secretário do Estado de Santa Catarina, ex-chefe de gabinete dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, ex-reitor da Unisul e da Universidade de Tocantins – traça um retrato do país através de crônicas e artigos que escreveu a partir da década de sessenta, os quais foram recolhidos e organizados por Elóy Simões.
Fatos importantes, histórias do Brasil são os assuntos da trilogia Um olhar e Três Tempos, da qual pertencem os livros: Tempo I: Desde a Aldeia Menor; Tempo II: Presença sobre a Aldeia Maior e Tempo III: Visão sobre a Aldeia Global. Além de um quarto livro, intitulado Crônica de Um Homem Inquieto – As Lutas do Empreendedor Osvaldo Della Giustina, narradas por Elóy Simões.
Juntos, os quatro volumes discorrem sobre alguns momentos dramáticos da história do Brasil.
A Biblioteca agradece a Unisul e sua editora por contribuírem com a ampliação do nosso acervo e comunica aos acadêmicos do curso de História e aos demais leitores que está disponibilizando estas obras para leitura local e/ou empréstimo domiciliar.
“Ler é viajar no tempo.” (Sousa)