Biblioteca disponibiliza internet sem fio



A internet é uma rede de computadores mundial e que possibilita à pessoa estar conectada ao mundo através de uma rede. Existem várias maneiras de conectar um computador a internet, porém, atualmente a internet sem fio está se expandindo rapidamente devido a sua praticidade e pelo fato de não necessitar de cabos para conectar-se ao mundo.
Em uma era onde a tecnologia está presente de forma permanente, em que todos os trabalhos e atividades utilizam a web, passa a ser de suma importância que a Biblioteca Pública também ofereça este serviço aos seus usuários.
Pensando nisso, é que, desde o dia 15 de março, a biblioteca está disponibilizando em seu espaço a “internet sem fio”, onde todo o usuário, que, em posse do seu notebook, tablet, etc., poderá acessar a internet gratuitamente durante os horários de atendimento ao público informados abaixo:
DIURNO:
Segunda a sexta-feira: das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.
         Sábados: 13h30 às 17h.
NOTURNO:
Quartas-feiras: das 18h às 21h.


Empresa Enele doa tapete e almofadas para a Biblioteca Pública Municipal


        A Enele Indústria de Estofados desenvolve trabalhos sociais fazendo reaproveitamento de seus resíduos industriais, confeccionando almofadas, tapetes, pufs entre outros materiais e doando-os para escolas e entidades, contribuindo assim, com a sua responsabilidade social e ambiental.
            A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, foi uma das beneficiadas deste trabalho social da empresa, e recebeu em doação, um tapete e doze almofadas para a sala infantil, local este, que as crianças utilizam para se acomodar e entrar em contato com livros e consequentemente com o mundo da leitura.
            A Biblioteca parabeniza e agradece a iniciativa da empresa em realizar esse trabalho para a sociedade lourenciana.
“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida”. (João Bosco da Silva)


Turmas da Escola Básica Municipal Santa Catarina fazem visitas à Biblioteca


As professoras da EBM Santa Catarina, juntamente com suas turmas de alunos, realizaram visitas à Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont durante os meses de março e abril, com o objetivo de apresentar o ambiente aos alunos e incentivá-los a retornar com seus familiares ao espaço da biblioteca. Além de manusear livros, ouvir histórias, conhecer diferentes gêneros textuais ali presentes.
Esse contato com os livros faz com que as crianças aprendam a gostar dessa saudável convivência, despertando neles um maior interesse pela leitura, a qual é importante tanto para a formação cultural, bem como para a sua formação enquanto cidadãs.
Objetivando proporcionar às crianças o acesso à leitura é que a Biblioteca está aberta a visitação das escolas interessadas em trazer seus alunos para, assim, incentivá-los ao hábito da leitura.
É interessante observar que a biblioteca não dispõe apenas de livros. O acervo compreende mapas, revistas, jornais e material multimídia. Tudo isso sem contar no ambiente calmo e tranquilo, essencial para os bons estudos e a leitura.
“É preciso fazer a criança compreender que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos”. (Alceu Amoroso Lima)

Biblioteca dispõe de obras literárias para vestibulares

A Biblioteca Pública Municipal disponibiliza o “Espaço do Vestibulando”, local este em que foram separadas as obras literárias exigidas em cada vestibular. As obras solicitadas e suas respectivas universidades encontram-se também no blog da biblioteca: www.bibliotecamunicipalsantosdumont.blogspot.com.br, local onde estão postados e-books e resumos, inclusive dos livros que a biblioteca ainda não possui.
É interessante salientar que os empréstimos para o vestibular divergem dos demais: não serão permitidos reservas e nem renovação dos livros, objetivando assim, atender um maior número de usuários.
A biblioteca dispõe de um ambiente agradável, silencioso, sendo propício aos usuários que queiram estudar ou efetuar sua leitura.
Criar um hábito de estudo diário é fundamental para obter sucesso na prova final. Além das obras literárias, é interessante que o vestibulando leia revistas e jornais, para assim não ter dúvidas sobre os temas atuais e conseguir a tão sonhada vaga na universidade.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

Funcionários da Biblioteca participam de treinamento interno para melhor atender as necessidades do usuário


A primeira etapa do treinamento foi ministrada pelo Professor Wagner Baldin do Tele Centro, e foi voltado para a área da informática, direcionado à realidade e necessidades do atendimento aos usuários da Biblioteca, objetivando capacitar os funcionários para orientar os usuários na criação e configuração dos arquivos no computador, pesquisa na internet, correio eletrônico, arquivos com imagens, pesquisa no sistema Biblioshop, bem como, orientações referentes à utilização da internet sem fio no notebook.


O treinamento prevê quatro etapas, almejando alcançar todos os itens necessários para aprimorar o atendimento ao público.