Exposição conta a história de Marechal Cândido Rondon


A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont está sediando o Projeto Memória – Marechal Cândido Rondon, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e Petrobrás, com a missão de resgatar, difundir e preservar a memória cultural do país, por meio de exposições, homenageando personalidades que contribuíram para a transformação social e construção da cultura brasileira. 
A trajetória do brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon é tema da exposição itinerante Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena, que com a parceria entre o Branco do Brasil – Agência de São Lourenço do Oeste e Governo Municipal por meio da Secretaria da Educação e Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, acontece no período de 20 a 29 de julho, nos seguintes horários: Diurno: segunda a sexta : 8h às 11h30 e 13h30 às 17h; noturno: segunda, quarta e quinta-feira: 18h às 21h30. A exposição é direcionada às escolas públicas, aos professores, pesquisadores, aos alunos e ao público em geral.

O Projeto mantém uma página sobre a vida e a luta do Marechal Rondon na internet: www.projetomemoria.art.br
Fundação Banco do Brasil: www.fundacaobancodobrasil.org.br

Para saber mais:


Materiais que relatam a trajetória do Marechal Cândido Rondon, sua vida e atuação em questões sobre meio ambiente, meios de comunicação, diversidade cultural, entre outras informações interessantes.

Vídeodocumentário:

Livro Fotobiográfico de Carlos Augusto da Rocha Freire:


Guia do Professor:
VISITANTES

Biblioteca recebe doações da Fundação Dorina


Através do cadastro feito na Fundação Dorina Nowill para cegos, a Biblioteca passou a receber doações de livros da literatura brasileira adulta, juvenil e infantil em Braille.
O objetivo é ampliar e diversificar os espaços e trabalhos oferecidos pela Biblioteca, bem como oferecer ao público de baixa visão ou cego, a possibilidade de utilizar a Biblioteca e o acervo diversificado em Braille.
“Há mais de seis décadas, a Fundação Dorina tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual. Através de projetos via Lei de Incentivo a Cultura em parceria com empresas, produz gratuitamente livros braile e livros falados (literários – Juvenil/Adulto), diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil”.
Para maiores informações e cadastro entre no site: http://www.fundacaodorina.org.br/.

VOCÊ SABE O QUE É BRAILLE???

Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. É um alfabeto convencional, cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo, percebido pelo tato. Um cego experiente lê até 200 palavras por segundo.

 A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 64 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

História
Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método. O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. Louis Braille morreu de tuberculose, em 1852, ano em que seu método foi oficialmente adotado na Europa e América.
Ao ver o código Braille pela primeira vez, fica-se perguntando como deve ser a escrita e a leitura desses pontinhos? E imagina-se o quanto é difícil aprender. Mas na verdade, tudo é uma questão de prática, como em qualquer aprendizagem.

Doe livros para a biblitoeca

Dizem por aí que nossa vida é um livro. E é verdade. Algumas linhas poderíamos reler dezenas de vezes. Outras, pularíamos sem hesitar. Mais ainda não inventaram nada fascinante do que simplesmente “imaginar” como serão as próximas páginas. Quantos não fariam de tudo para dar uma olhadinha lá na frente?

Mas quer saber? É mais emocionante ler um livro sem saber o final, assim como o melhor de viver é aproveitar o sabor único de cada momento.

E, o mais importante, tenha sempre em mente que sua história pode ter
 diversos personagens, mas um único autor VOCÊ.
A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont agradece todas as pessoas e Instituições que fizeram doações de obras no período de Julho de 2009 a Junho de 2011.
LISTA DOS DOADORES

Ana Maria Haefliger
Ane M. De Carvalho
Adriana Molon
Arlete Yoko Hayashi
Alex Mezaroba
Alice P. Belleboni
Artemio Flach
Anne R. Sotiles
Andressa Bevilacqua
Critine Tochetto
Camila Campanhoni
Cleci Putrick
Celia A. Janczeski
Cristina Mureri
Claudir Artuso
Dalcir Sachet
Danieli K. Sangaletti
Diego Graciolli
Dallyla da Silveira
Debora Peruzzo
Elquier Luzato
Elis Regina Melere
Eugenio Kuhn
Escola Soror Angélica
Eliziane Fuzinatto
Elizangela Hellmann
Escola FISK
Fundação Benjamin Constant
Fabio J. Castro
Fundação Dorina
Felipe Zape
Fundação Educar DPaschoal
Fernanda Granzoto
Henrique G. Etges
Gabinete Prefeitura Municipal SLO
Gerson Vieira
Grasieli Rosa
Ivair de Conto
Isair Rotini
Italino Scariote
Itania Moreira
Jair Lemes
Jaine Michanoski
João Graciolli
Jonathan Menegatti
João Luiz Tonelli
Joacir Angheben
Leticia Varelli
Luiz Carlos Hippler
Leir Dadeluz
Luciano Ecker
Marisete Geremia
Murilo H. da Silva
Mayla Tonelli
Mauricio Martini
Maria Elisa Cavinato
Marcelo de Tofot
Marcelo dos Santos
Marta Rambo
Mayla Parzianello
Marilene NesiMiralda Stocco
Maria S. Milan
Marcos Linhares
MEC
Milton Grobe
Maria S. Milan
Matheus Eduardo Pereira
Noeli Terezinha Costa
Neusa Pulga
Nutrisul
Prefeitura Municipal SLO
Pamela Savi Mondo
Ronei Mendes
Renan Samburgar
Rafael Padilha
Robson Muller
Raquel de JesusRafaela Deon
Ronyse I. Fabro
Samantha A. Rodigues
Santos Casagrande
Sistema de Bibliotecas Públicas – SC
Saionara Menin
Sidione Cúnico
Sandra M. F. Zolet
Secretaria de Educação
Solange F. Silveira
Saulo Sutilli
Tania Tatit
Ursula K Carvalho
Vander de Carvalho
Zoli Franzosi