Prevenção do meio ambiente


Maria Lurdes Schneider
Saionara Menin

Prevenir e preservar o Meio Ambiente são questões de sobrevivência, todos os seres que habitam no planeta dependem dele.

A ação do homem tem provocado uma série de alterações em relação à degradação e extinção da biodiversidade do planeta.

Resgatar a importância da preservação, sempre foi um fator de estudos e muita preocupação por parte dos cientistas do mundo inteiro. Nos últimos anos vivenciamos alterações climáticas, como invernos mais quentes do que deveriam, chuva em demasia, estiagens prolongadas, quedas bruscas de temperatura, furacões, tornados, e maremotos provocando a destruição de cidades e morte de milhares de pessoas.

Recebemos no dia 01 de novembro de 2011 a turma do 6º ano, da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti, com 27 alunos, juntamente com a professora Sanderleia da disciplina de ciências, objetivando pesquisar sobre “a importância da preservação do planeta, efeito estufa e animais ameaçados”, com o intuito de obterem maiores fontes de pesquisa, buscando novas informações que possam ajudar a compreender melhor as atitudes do homem junto ao Meio Ambiente agindo assim com mais responsabilidade evitando possíveis catástrofes.

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo)

Livros Novos

Radiante/Noel – Série Rilley Bloom v. 1

O Incêndio de Troia/Bradley

A história do ladrão de corpos/Rice

Princesa Mia/Cabot -Col. O Diário da Princesa v.9

Princesa para Sempre/Cabot – Col. O Diário da Princesa v. 10

Quando cai o Raio/Cabot Col.Desaparecidos v. 1

Princesa no Limite/Cabot – Col. O Diário da Princesa v. 8

Trono de fogo/Riordan – Série As Crônicas dos Kane v. 2

Marina/Zafon

Como Navegar em uma Tempestade de Dragão/Cowell – Série Como treinar o seu Dragão v.7

Espíritos de gelo/Draccon

Guia de Herói para vencer Dragões Mortais/Cowell – Série Como treinar o seu Dragão v. 6

Serraria baixo-astral/Snicket – Desventura em Série v. 4

Musas/Roberts

1001 livros para ler antes de morrer/Boxall

Divã/Medeiros

Violino/Rice

Vittorio, o vampiro/Rice

O Fortim/Wilson – Série Ciclo do Inimigo v. 1

Coleção Mochileiros/Adams (5 volumes)

Entre a terra e o céu/Xavier

Filhos do Éden/Spohr

Círculo secreto: a iniciação/Smith – Coleção Círculo Secreto v. 1

Bilionários por acaso: a criação facebook/Mezrich

Lúdico: uma maneira descontraída de aprender



O lúdico tem o intuito de educar, ensinar, intervir e interagir com os outros, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e o conhecimento, quer seja na música, jogos, danças, mímicas ou outras brincadeiras, tornando o aprendizado mais leve e descontraído.


Recebemos no dia 13 de Outubro de 2011 a turma com 15 acadêmicos da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), do Curso de Capacitação “O Educador e seus desafios”, acompanhados do seu Ministrante José Luíz Pandini, objetivando a ludicidade através de espaços diferenciados, como uma forma prazerosa de aprender, bem como, conhecer o funcionamento e recursos que a Biblioteca disponibiliza.


Dramatizar uma música desenvolve a imaginação e estimula a criatividade, é sentir o gosto pela linguagem musical. Trabalhar com música é muito importante, pois inserindo o lúdico no ensino e aprendizagem, faz com que a aprendizagem se torne mais leve, não fique cansativa, maçante e repetitiva, dando lugar a algo inovador, atraindo e prendendo mais a atenção e interesse dos participantes, principalmente do público infantil.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade) 


Maria Lurdes Schneider
Funcionária

Obras literárias para vestibular

 

A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont compreende que, quem presta vestibular está ciente que a preparação exige renúncia, muito estudo, empenho e dedicação de quem almeja estar na lista dos aprovados, gerando assim certa ansiedade aos candidatos. É interessante que a autoconfiança e o estímulo, aliados às dicas repassadas pela mídia, consigam atingir seu objetivo, ou seja, amenizar a ansiedade possibilitando assim o resultado almejado.


Pensando em contribuir de alguma forma para o sucesso de cada um, a Biblioteca dispõe das obras literárias exigidas em algumas universidades. Para acessar os resumos e verificar se o livro ou conto desejado encontra-se disponível, o usuário poderá acessar o blog, http://bibliotecamunicipalsantosdumont.blogspot.com/ ou dirigir-se diretamente a um funcionário.


A forma de empréstimo das referidas obras diferem das demais, uma vez que o empréstimo será efetuado somente para uma semana, sem direito a renovação e não serão aceitas reservas do material, objetivando abranger um maior número de leitores interessados pela mesma obra.




A Biblioteca está buscando manter a atualização do acervo bibliográfico, propiciando aos usuários e futuros acadêmicos maior disponibilidade de obras, para que assim possam atingir o objetivo almejado.

“Estudar exercita o cérebro, insira saber 
em sua mente todos os dias”. 
(Cristiane Martins)

Saionara Menin
Funcionária